Remissão do câncer: o que isso significa para o paciente?





É muito comum ver notícias sobre o câncer usando a palavra “remissão”, geralmente quando alguém está comemorando o fato de sua doença ter entrado nesse estágio. Contudo, o que isso significa? Remissão do câncer seria a mesma coisa do que cura? E regressão, é um sinônimo de remissão nesse sentido?


Não exatamente. É preciso entender bem o que cada uma dessas palavras significa, pois há uma certa diferença entre elas. Segundo o oncologista Ramon Andrade de Mello, do Centro Médico Paulista High Clinic Brazil e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, a remissão é o primeiro estágio da melhor notícia que todo oncologista deseja dar ao paciente.



“Em termos de fácil entendimento, a remissão significa que os sinais e sintomas do câncer estão reduzidos ou ausentes. Ela pode ser parcial ou completa, temporária ou permanente”, explica.


No caso da remissão parcial, isso tem muito a ver com a diminuição do tamanho de um tumor ou da extensão da doença no corpo em resposta ao tratamento, o que diminui também os sintomas. “Já a remissão completa é o desaparecimento de todos os sinais da doença em resposta ao tratamento. Isso nem sempre significa que o câncer foi curado, mas é uma boa notícia”, diz o oncologista.


Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.


Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/remissao-do-cancer-o-que-isso-significa-para-o-paciente/?fsp_sid=149538

Postar um comentário

0 Comentários